Alugar um galpão logístico vai ficar mais caro. Custos de insumos da construção, alta demanda e além disso, IGP-M elevado influenciam mercado.
Os custos na construção civil aumentam 10,16% em 2020, maior índice em 7 anos. Somente o custo do aço subiu 40% em 2020.
Além disso, muitos fabricantes reduziram os estoques com a pandemia e foram, de certa forma, surpreendidos pelo forte demanda por insumos.
Apesar dos impactos da pandemia, o mercado de galpões logísticos, bateu recorde, com mais de 2.600 mil m² de área locada, ou seja, a transformação do varejo em logística elevou as ocupações.
O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) encerrou 2020 com alta acumulada de 23,14%, segundo dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Apesar de alguns conflitos, entre inquilinos e proprietários de imóveis, na tentativa de renegociação dos pagamentos, boa parte dos acordos foi em média de 10%, bem acima do IPCA que foi de 2,65%.
Por outro lado, imóveis vinculados a FIIs, por regra, devem reajustar de forma integral seus contratos.
A somatória, de forte demanda, pouca oferta, e além disso custos de construção e alta de IGM, terão reflexo nas futuras renovações e em novas locações.
No mercado de aluguel de galpões industriais e logísticos, a caneta mudou de mãos !
Siga nossa empresa no linkedin !