A ultima milha, ganha relevância crescente no processo de compra do cliente.
Conceitualmente, refere-se ao transporte em que a mercadoria sai do centro de distribuição para o destino final (Consumidor).
E este tempo, entre a compra e o recebimento da mercadoria, pode ser decisivo para a experiência do consumidor, e além disso, ser fator de de nova experiência de compra.
O forte crescimento do comércio eletrônico provocou uma grande onda de locações de galpões logísticos. Inicialmente, grande espaços.
Entretanto agora, temos percebido uma busca por galpões menores, dentro das cidades, apenas para a separação de mercadorias e além disso, agilidade e velocidade.
Quero aqui relatar uma experiência pessoal de compra online.
Realizei duas compras em 19 de abril, uma delas em um site de uma grande varejista nacional.
Outra compra, através de marketplace, de um gigante de e-commerce.
Em termo de comparação, e além disso, de eficiência, a gigante de e-commerce deu um banho.
Monitoramento total do rastreamento da minha compra, da China ao Brasil.
Para a minha surpresa, recebi a mercadoria, 05 dias antes do previsto.
Enquanto a varejista, não me comunicou em nada sobre a entrega.
Optei por retirar em Shopping.
Alias, até hoje, não fui comunicado sobre a chegada do item, apesar de ter retirado, e além disso trocado, pois o tamanho era menor do que esperado.
Conclusão, monitoramento, eficiência de entrega e além disso, serviço de pós venda, me farão a confiar mais.
Enquanto o tele transporte não chega, é importante que a velocidade da entrega seja priorizada e além disso, destaco o rastreio dos pedidos.
Vida longa e próspera!